O Atleta

Admirável é a vida de um atleta, principalmente daqueles que correm os 100 metros rasos. Você já viu? Alguns começam a treinar desde criança, vivem com este sonho e treinam muito para um dia pendurar uma medalha no pescoço e serem reconhecidos.

O preparo físico e psicológico é necessário e para alcançá-lo é preciso seguir uma árdua e regrada rotina que começa, muitas vezes, na infância. É necessário todo um cuidado com a saúde, uma dieta adequada e treino, muito treino. E pra isso acontecer muita disciplina e diligência.

Usain Bolt, recordista dos 100 e 200 metros rasos e do revezamento 4x100 metros, correu 100 metros em 9,58 segundos! É dele a frase que diz: “Sempre há limites. Eu não conheço os meus.”

Esses velocistas são um exemplo de disciplina.

Mas, o que isso tem a ver com os cristãos?

Percebam “quão majestosos eles são, mas apenas por um momento. Eles começam a treinar com 4 ou 5 anos; eles não fazem nada além de treinar, até chegar aos 22 anos e correr uma corrida de 9 segundos para pendurar uma medalha no pescoço, e nada além disso! Você não pode dar o mesmo pelas coisas eternas?” [1]

Estamos falando de diligência, de luta para alcançar seu verdadeiro objetivo. Nós, cristãos, também temos uma corrida: “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.” (Hb 12:1,2)

Ser discípulo de Cristo é, ao mesmo tempo, estar estável, firme no Seu amor e estar ativo, correndo, esforçando-se para entrar pela porta estreita. (Lc 13:24)
Temos muito mais motivos para nosso “treino” do que os atletas olímpicos. No fim nós não teremos somente uma medalha, mas um majestoso galardão; não teremos apenas uma alegria passageira num pódio, mas vamos participar da alegria do nosso Senhor! (Mt 25:21) Por estas coisas não podemos nós fazer como os atletas olímpicos e “treinar” diligentemente para sermos coroados como vencedores? Se você é um cristão você sabe no que consiste um treino cristão. Intimidade com Deus, Leitura Bíblica, Memorização da Escritura, Oração, Comunhão com os irmãos, etc.


O Treino-Corrida


O treino, na verdade, já é a corrida. O primeiro quilômetro da corrida é o treino pro segundo. Este treino-corrida do atleta cristão é diário e regrado.

Paulo disse a Timóteo:
“Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, senão competir de acordo com as regras.” (2Tm 2:5)

Quais seriam as regras? Nós sabemos que a vida cristã não se trata de regras, mas ela possui regras. Eis algumas:


  • O atleta deve correr tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da sua fé. (Hb 12:2)
  • Se o atleta está envolvido pelo pecado, se tem alguma coisa que o atrapalha na sua corrida ele deve se livrar dela. (Hb 12:1; veja Mateus 5:29-30)
  • O atleta deve melhorar o seu desempenho ao longo da corrida. (Veja 2 Pedro 3:18)

É necessário às vezes trocar técnicas com os irmãos atletas. Vejamos o que diz um atleta cristão no fim da sua corrida.

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.” (2Tim 4:7,8)

Nós devemos nos esforçar pra que no fim da nossa vida possamos dizer como Paulo: “Terminei a corrida. Fiz tudo o que tinha que fazer.” Mas para isso precisamos ser disciplinados e diligentes. (2Pedro 1:10; Hb 6:11)

Porque assim como é nas coisas terrenas, também é nas coisas espirituais: “O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.” (Pv 13:4)

Então, como anda seu treino-corrida? Tem sido um cristão sedentário, que não se empenha pelas coisas eternas? Tem perdido o seu tempo com coisas que a traça e a ferrugem consomem? Sentado em seu sofá confortável? Levante-se e corra!

Quando falamos desta corrida, falamos de santidade, e santidade nunca é demais. Já vimos alguém santo, centrado no Evangelho, “além da conta”? Portanto, por mais que achemos que estamos indo bem na nossa corrida, sempre podemos melhorar.

Davi Tuchtenhagen


[1] Paul Washer falou no vídeo “Viva Para a Eternidade” – na verdade, foi isso que me inspirou a escrever.

Veja também:
Viva Para a Eternidade - Paul Washer
A Preguiça Quanto ao Crescimento na Graça - J.C. Ryle

One Response so far.

  1. Graci says:

    Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.
    Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.
    (1Cor 9:24-27)


    Acho bem interessante este texto bíblico, principalmente quando Paulo fala em fazer do seu corpo seu excravo para não ser reprovado. Na versão NTLH diz assim: "...Também sou como um lutador que não perde nenhum golpe. Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela." Sendo assim, para mim fica claro o quanto se faz importante sempre se alimentar da palavra pois, assim como tu ja falaste Daveh, nunca seremos santos demais!

    A paz de Cristo a todos...

Leave a Reply